Conhecendo a Sociedade... Uma introdução a História

(...) Na História da Humanidade existem forças dentro
de uma sociedade que a vai transformando, trazendo algo de novo.
Uma nova sociedade sempre nasce da velha sociedade. (...)
No curso de desenvolvimento da História,
as sociedades encontram-se em constante processo de transformação.
Wilma Mangabeira.

Conhecer a sociedade é estudar a vida dos homens, sua constante luta pela sobrevivência, a maneira pela qual eles se organizam para obter e produzir aquilo que necessitam, suas lutas, sua maneira de viver e pensar e como isto se relaciona com os fatos históricos.

Para entender melhor esta idéia, pense em um quebra cabeças. Se você tomar apenas uma de suas peças, não será capaz de descobrir o desenho inteiro. Para isso, você precisará ter todas as peças e terá que encaixá-las de modo que uma complete a outra.

Assim também ocorre com o estudo da sociedade. Ele não terá nenhum significado se você tomar fatos isolados. Para compreender o que acontece na sociedade, é preciso ter uma visão de conjunto. Seja qual for a sociedade que estiver estudando, você deve ser capaz de responder às seguintes questões:

1) Onde está situada a sociedade estudada? Você consegue ver “mentalmente” o mapa deste lugar?

2) Em que época existiu esta sociedade?

3) Como era a sociedade nessa época? Como os homens organizavam-se para obter os bens materiais de que necessitavam para viver, ou seja qual o modo de produção dominante da sociedade estudada ?

Em qualquer modo de produção distinguimos três níveis (ou estruturas) fundamentais: o ECONÔMICO, o POLÍTICO, e o IDEOLÓGICO. É o nível econômico a base sobre a qual se organiza todas as sociedades, é o nível determinante. Por isso, chamamos de infra-estrutura ao nível econômico e de superestrutura aos níveis político e ideológico.

Esta análise deve abranger as seguintes perguntas:

a) Nível Econômico: Quais eram as atividades econômicas praticadas?

Qual a principal?

Quais são os meios de trabalho (utensílios utilizados pelo homem para modificar a natureza: Maquinas, equipamentos, ferramentas, etc. Também são chamados de instrumentos de produção ou instrumentos de trabalho) ?

Quais são os objetos de trabalho ( são as matérias-primas que o homem utiliza para fazer os bens materiais: minérios, metais, madeira, algodão, lã etc.) ?

Qual o principal meio de produção ( meios de produção é o conjunto dos meios de trabalho e dos objetos de trabalho: terra, ferramentas, maquinas, matéria-prima, prédios, meios de transporte etc.) ?

As relações sociais de produção são de igualdade ou de exploração (são as relações que se estabelecem entre os homens no processo produtivo. Estas relações se estabelecem entre os proprietários dos meios de produção e os trabalhadores diretos) ?

Qual classe ou classes que detêm o poder econômico (são proprietários ou controlam os principais meios de produção) ?

Qual classe ou classes vivem da sua força de trabalho (é a capacidade física e intelectual que o homem possui para o trabalho) ?

b) Nível Político: Como era organizado o Estado ?

Que tipo de governo existia (é o regime político) e como se organizava ?

Como eram as leis, regulamentos e regras ?

Que classe ou classes detêm o poder político (são os que dominam o controle do Estado, do governo, das leis etc., é resultado da capacidade de controle que uns exercem sobre os outros, mesmo que o controle seja exercido através de mecanismos de força.) ?

c) Nível Ideológico: Que maneira de pensar torna legitimo o poder político ?

que maneira de pensar se manifesta na arte, na literatura, na arquitetura, na filosofia, na educação etc. ?

Que classe ou classes detêm o poder ideológico (dominam os meios para produzir as idéias e determinam a maneira de pensar da sociedade.) ?

d) Que classe ou classes são dominantes (classe que é proprietária ou controla os principais meios de produção e que controlam os três tipos de poder.) ?

e) Que classe ou classes são dominadas (classe ou classes que vivem apenas da sua força de trabalho.) ?

f) Qual o nível dominante (é o nível que determina as características dos outros. Precisamos estar atentos para não confundirmos: determinantes em ultima instância com papel dominante, pois este último poderá ser desempenhado por qualquer um dos três níveis.) ?

Respondendo a estas questões podemos analisar a sociedade em sua totalidade, isto é, em todos os seus aspectos, como uma formação social. Formação Social é a existência real de uma sociedade, onde a mesma se apresenta-se como uma determinada combinação de vários modos de produção, onde um deles torna-se dominante.

Sendo capaz de responder a estas perguntas, você não terá dificuldades em compreender a sociedade.

Você terá a história em suas mãos ! . . .

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